AgroMarketing: Diferença entre Marketing tradicional e o Digital no agronegócio

Tempo de leitura: 9 minutos

Muitos agro empresários não sabem como decidir que tipo de marketing ou agromarketing devem fazer, porque o seu orçamento costuma ser bem limitado. Nessa hora, as decisões que devem ser feitas não são fáceis: qual método de marketing vai me trazer mais resultado? Como sei se o meu marketing está funcionando? Como vou saber qual abordagem é a ideal para meu negócio?

Antes de se decidir sobre essas questões, é essencial que você saiba quais as principais diferenças entre o método tradicional e o digital, depois de analisar, você vai conseguir decidir por si mesmo, qual é a melhor abordagem de marketing para seu negócio agro.

A diferença, usando termos simples, é basicamente que o marketing digital é trabalhado na internet, enquanto que o marketing tradicional usa as ferramentas usadas antes da invenção dessa tecnologia. Apesar dessa diferença, ambos continuam sendo marketing, com o objetivo de alcançar mais clientes para aumentar as vendas e fidelizar os já existentes.

Funil-Inbound-Marketing-e-Marketing-Tradicional

(Fonte: Resultados Digitais)

O marketing tradicional nunca deixará de existir, porém essa nova ramificação que ele está criando, se dá principalmente pelo uso das redes sociais, por isso ficar apenas com o tradicional pode fazer com que você esteja deixando dinheiro em cima da mesa.

Interatividade com o público

Quando você faz uso de anúncios impressos em jornais e revistas é um exemplo simples de marketing tradicional. Outros exemplos cotidianos incluem panfletos ou catálogos que são enviados por correio, comerciais tanto na TV, no rádio e em outdoors.

Por outro lado, quando você investe na construção de um site, na publicidade do nome da sua empresa ou produto através de diferentes mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube, essa abordagem é chamada de marketing digital.

Embora sejam diferentes, essas abordagens se completam, inclusive o marketing tradicional, pode ser impulsionado pelo digital.

Um exemplo, é o programa masterchef Brasil (programa de “batalha” culinária, no qual os participantes procuram provar que são os melhores). Enquanto o programa é apresentado na televisão, as pessoas que estão em casa, interagem entre si através do twitter.

 

O twitter é uma rede social, que permite a troca de mensagens curtas (com até 140 caracteres), mesmo entre pessoas desconhecidas. Para isso, são utilizadas as famosas “hashtags”, que são representadas pela cerquilha ( # ).

As pessoas conversam utilizando a hashtag #masterchefBR, sendo assim, todo mundo que usar essa palavra com o # no comentário, irá compartilhar o que acha sobre o que está acontecendo no programa. Veja melhor como funciona na imagem abaixo:

Engajamento no Twitter

Quando os usuários interagem através dessa hashtag, os outros também conseguem ver, e isso faz com que outras pessoas que não estavam envolvidas, fiquem interessadas, e também liguem a TV para ver o que estão perdendo.

Quando se trata de interatividade, a internet possibilita respostas em tempo real, o que até então não era possível com a televisão, porém vemos aqui que essa união entre a TV (marketing tradicional) e uma rede social (marketing digital) deu muito certo.

AgroMarketing Digital vs Tradicional: Mensuração de resultados

Com o marketing tradicional você pode facilmente alcançar seu público alvo de forma local. Por exemplo, um anúncio de rádio pode alcançar sua cidade ou região. Os resultados desta estratégia de marketing não podem ser facilmente medidos. Porém, daí surge uma pergunta: A campanha foi bem sucedida?

Embora o alcance do marketing tradicional seja bem amplo, a forma como os resultados são analisados é demorada, visto que não tem como medir o alcance em tempo real, nem saber o que as pessoas que foram alcançadas estão pensando sobre a propaganda.

No marketing digital temos uma grande vantagem: devido a tecnologia, é possível saber o que está acontecendo na hora.

Por exemplo, se você fez um vídeo mostrando como funciona o seu produto que facilita a irrigação de pequenas hortas e postar no facebook, os usuários irão comentar o que acharam do vídeo, além disso também irão interagir através de curtidas e compartilhamentos. Veja a imagem:

facebook-para-agronegócio

Essa postagem da Knapik mostra exatamente o exemplo citado, o vídeo teve mais de meio milhão de visualizações, além disso podemos ver que foram quase 15 mil compartilhamentos.

Você consegue ter certeza de quantas pessoas foram atingidas e impactadas por meio das interações. Esses são resultados que qualquer um pode ver a qualquer momento.

Graças às ferramentas disponibilizadas pelo facebook, podemos ir mais fundo. Ao entrar dentro da aba de administração da página, você tem um leque de informações que poderá acessar. Por exemplo, dentro de informações, é possível ver com detalhes os dados das publicações:

Sucesso com o Facebook agronegócio

Esses detalhes são muito úteis, principalmente com as novos recursos como: “amei”, “haha” e “uau”, eles mostram o sentimento das pessoas em relação ao que você postou, e com isso dá para mensurar melhor quais foram os resultados da campanha.

Segmentação voltada para atingir melhor o público-alvo

Usando os mesmos exemplos citados acima, conseguimos diferenciar bem outro aspecto do marketing digital e do tradicional: a segmentação, ou seja, quem vai ser atingido pela sua campanha.

Quando você faz uma campanha na televisão, no rádio ou em um outdoor, não consegue especificar exatamente quem vai ver (claro que você pode anunciar em canais fechados, e rádios específicas, o que aumenta a segmentação), sendo assim, você pode não estar falando exatamente com seu público alvo.

Por exemplo, você pode colocar um outdoor com o seu novo produto para irrigação de pequenas plantações em uma estrada rural, ao fazer isso você está aumentando a possibilidade que lavradores vejam seu anúncio, porém tem menos pessoas que irão vê-lo.

Com a abordagem digital, você consegue escolher quem vai ver sua publicação, sem perder possíveis consumidores devido essa segmentação.

No facebook, quando você vai criar campanhas pagas, por exemplo, você pode segmentar/escolher um público local, mas também um público internacional. Além disso, você pode personalizar uma campanha para determinados públicos demográficos, como sexo, localização, idade e interesses. Isso significa que sua campanha será mais eficaz.

Fazer isso aumenta as possibilidades de alcançar pessoas realmente interessadas, afinal, você será capaz de configurar campanhas para que apenas pessoas que tenham interesse em agronegócio vejam.

Para você ver como é simples fazer isso, vou dar um exemplo prático. Vamos supor que você vende um produto para agropecuária. Sendo assim, sua persona provavelmente será um homem de 35 anos, casado, com filhos e que é empresário.

Quando você criar um anuncio no facebook poderá utilizar essa informações, para que  somente homens dentro desse perfil sejam alcançados. Isso fará com que a sua taxa de sucesso aumente consideravelmente.

Vou mostrar como você pode fazer (é importante que você já tenha uma fan page ativa para sua empresa):

Passo 1 – Clique na aba superior direita e selecione a opção”criar anúncio”

Como criar anúncio no Facebook Passo 1

Passo 2 – Defina o objetivo da sua campanha

Como criar anúncio no Facebook-agromarketing Passo 2

Esse passo é muito importante, pois o facebook irá posicionar o seu anúncio estrategicamente de acordo com o seu objetivo. Dentre as opções, você pode escolher criar uma campanha para: gerar tráfego para seu site, criar engajamento de alguma postagem ou até reconhecimento da sua marca.

Passo 3 – Defina seu público alvo de acordo com sua persona

Como criar anúncio no Facebook -agromarketingPasso 3

A persona, é o seu comprador ideal, então defina sua campanha pensando nele. Ainda não tem persona definida? Converse agora com um consultor e faça um diagnóstico gratuito.

Conforme você inserir as informações necessárias, irá aparecer o alcance estimado do público no lado direito. Quando mais você segmentar, menor o número ficará, mas não se preocupe com a quantidade de pessoas alcançadas, se preocupe com a qualidade desse alcance.

Atingir as pessoas erradas só irá fazer você desperdiçar dinheiro, por exemplo, se seu produto é destinado para vendedores ou donos de revendas, não adianta você alcançar um estudante de agronomia. Será apenas dinheiro jogado fora.

Passo 4 – Defina o formato da postagem

Como criar anúncio no Facebook-agromarketing Passo 4

Da mesma forma que você pode escolher o objetivo da sua campanha, será possível escolher o formato dela, se você deseja exibir um vídeo, um texto, uma imagem, carrosel (algumas imagens) e assim por diante.

Escolher um formato adequado é importante porque de acordo com a sua persona e o seu produto, ele pode aumentar ou diminuir o impacto da sua campanha, então pensar nesse detalhe, também é importante.

Embora eu tenha mostrado como fazer essa segmentação para o facebook, é possível utilizar as mesmas técnicas e recursos para o google adwords (anúncios pagos no google).

Investimento financeiro muito diferente

O agromarketing digital ou marketing digital é mais rentável quando colocamos os custos no papel. Vamos supor que você queira anunciar seu novo produto em um comercial no intervalo do globo rural, provavelmente o público alvo atingido será bem qualificado, porém o custo deste anúncio será extremamente elevado.

Outros métodos de anúncio como rádio, outdoor e panfletos, também tem um custo muito alto, e como já dito, a taxa de resposta e mensuração são relativamente baixas.

Quando se trata de marketing digital, muitas vezes é possível usar estratégias que envolvam nenhum custo, como por exemplo usar marketing de conteúdo, ou em alguns casos, quando é necessário investir em anúncios pagos, o custo é infinitamente mais barato em comparação com o marketing tradicional.

Concluindo…

O marketing tradicional ainda tem espaço no mercado, porém o marketing digital pode ser um excelente canal para conseguir novos potenciais clientes que estão envolvidos no agronegócio.

Porém, para ter resultados realmente significativos com o marketing digital, é necessário alinhar sua estratégia com seu funil de vendas, sem um alinhamento, você pode pode fracassar e jogar dinheiro no lixo.

Se você ainda não tem uma estratégia de marketing digital estruturada, ou não sabe exatamente como implementar marketing digital no seu funil de vendas, fale agora mesmo com um de nossos consultores, e receba ajuda totalmente de graça.

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