7 benefícios do marketing digital para empresas do agronegócio

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Muitas empresas de agronegócio estão colhendo os benefícios do marketing digital, alavancando vendas com estratégias que o marketing tradicional não pode oferecer. Graças ao marketing digital, você pode ter um impacto maior na forma como os consumidores interagem com a sua marca.

Em um mundo que está em constante transformação, é fundamental que sua empresa consiga se adaptar às novas tecnologias e usá-las a seu favor.

Se você ainda está pensando que o marketing digital não é a ferramenta ideal para sua empresa de agronegócio, prepare-se para mudar de ideia após ler esse 7 benefícios que o marketing digital voltado para as atividades rurais promove.

Estes benefícios do marketing de conteúdo permitem que você evolua seus planos de marketing e se torne ainda mais competitivo. Com o marketing digital, sua empresa pode:

1.Conectar-se com seus consumidores on-line

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, em 58% da população brasileira tem acesso a internet, isso significa que 102 milhões de pessoas estão presentes no mundo virtual.
Quando esse dado é voltado para o agronegócio, os dados são mais animadores ainda, visto que nos anos 2000 cerca de 40% os empresários rurais e produtores acessavam a web, destes, 92% já estão conectados às redes sociais. E a tendência é que esse número aumente cada vez mais.

Dados Redes Sociais agromarketing

Fonte: ABMR&A

Esse dado é relevante porque mostra onde está grande parte dos seus consumidores: na internet. A maior parte da população Brasileira já faz uso diário dessa tecnologia para poder encontrar de forma fácil o que precisa.

Quando você cria conteúdo relevante para seu cliente em potencial, você está dando o primeiro passo para se conectar a ele, e também, está iniciando a cadeia do funil de vendas, se você ainda não sabe o que é funil de vendas, veja na imagem abaixocomo essa ferramenta pode aumentar suas vendas.

 

2.Estar presente onde seus consumidores estão

Quando você tem uma presença digital forte será mais fácil ser encontrado pelos seus clientes, e com isso conseguirá criar uma relação firme com eles.

Ao produzir um conteúdo específico, você consegue segmentar (selecionar) melhor quem irá consumir o que você fornece, e isso vai ser outro aspecto importante para estar presente onde seu cliente está.

Ter uma presença online para usuários de smartphones também é importante, visto que cerca de 65% dos usuários de celulares procuram as informações mais relevantes para suas consultas com seu aparelho móvel. E 33% dos usuários móveis compraram de uma marca diferente da que tinham em mente por causa das informações listadas.

O marketing no agronegócio é uma estratégia eficaz para que sua empresa também possa ser encontrada. E os resultados são surpreendentes, para você ver como o uso do marketing digital faz toda a diferença, vou citar o exemplo de uma empresa chamada Monsanto, que atua na pecuária.

A empresa faz atualizações diárias através de conteúdo de qualidade voltada para discutir o tema transgênicos, com isso ela dissemina ideias positivas sobre o tema.

agromarketing

Acima você pode notar que a empresa tem cerca de 150 mil curtidas, e ela não investe em anúncios pago, é tudo orgânico.

A Monsanto usou apenas uma simples estratégia para conseguir se conectar ao seu público e depois se fazer presente. Com esse tipo de estratégia a empresa conseguiu engajamento do seu público alvo por meio das redes sociais, e com isso atrai muitos visitantes para o site e posiciona a sua marca como referência no setor.

Quando você está presente na vida do seu consumidor, vai conseguir conquistar autoridade através da construção de um relacionamento forte, no qual você irá educar o produtor dentro do funil de vendas, ajudando na tomada de decisão e preparando ele para o contato comercial.

Poucas empresas ligadas ao agronegócio usam uma estratégia de marketing digital eficaz, capaz de estar presente no dia a dia das pessoas e fazer a diferença. Você pode e deve se aproveitar dessa falha no mercado para começar com sua estratégia de marketing digital ainda hoje.

Segundo pesquisa apenas 1% das empresas de agro investem em marketing digital ( Porque não largar na frente).

3.Acompanhar os clientes a partir da primeira interação

Diferente dos métodos tradicionais de marketing, o inbound marketing ou marketing digital te permite acompanhar todos os passos do seu cliente após ele interagir pela primeira vez, seja por email ou mensagem.

Pensando nisso, a sua estratégia de relacionamento com o cliente deve ser contínua para que você tenha eficácia no processo de prospecção e venda.

Uma dica interessante para fazer esse acompanhamento é segmentar sua lista de emails, através das ações tomadas pelos usuários. Assim, você conseguirá falar a coisa certa, com o cliente certo na hora certa.

Para conseguir fazer um acompanhamento eficiente que realmente traga resultados, é importante fazer uma análise do seu público alvo, e em seguida, um planejamento de como você poderá atingi-lo.

Fazer esse tipo de planejamento vai ser o diferencial para ter sucesso no marketing para o agronegócio, se você ainda tem muitas dúvidas, não se sinta perdido, com minha ajuda você conseguirá criar um planejamento eficaz e atingir resultados surpreendentes.

4.Fazer análises sólidas do mercado

Como o marketing digital para o agronegócio fornece dados reais e oportunos, você pode observar e se adaptar às tendências e às ações que as pessoas reais estão tomando. Você não precisa confiar em um conjunto de dados de amostra ou ficar supondo coisas.

Através das ferramentas corretas, você conseguirá planejar, executar e adaptar sua estratégia com base em dados reais de desempenho.

Ao fazer análises concretas você conseguirá atingir mais facilmente seus clientes em potencial com os tipos efetivos de conteúdo. Além disso, você vai conseguir capturar melhor sua atenção e reter clientes por longos períodos de tempo.

Quando você usa o método do funil de vendas de forma bem estruturada, a análise de resultados servirá de apoio para que você direcione o seu cliente ao próximo passo do funil, que é a conversão de cliente em potencial, para cliente efetivo.

5.Converter interessados em compradores

Todos os benefícios anteriores são realmente muito interessantes, mas tenho certeza que esse é o que mais te interessa, afinal não adianta ter muitas pessoas falando do seu produto se ninguém compra ele.

A conversão de interessados em compradores, é um ciclo natural do funil de vendas quando você executa com maestria os passos anteriores.

A capacidade de acompanhar a viagem do seu cliente em potencial, começando com o primeiro clique permite que você teste e otimize seu site para conversão de forma contínua.

6. Aumentar a receita já existente e reduzir custos

Aumentar seu alcance digital é uma maneira mais eficaz de aumentar sua receita do que métodos de marketing tradicionais, o marketing digital custa cerca de 62% mais barato que o tradicional.

Além disso, o marketing digital fornece dados verdadeiros e possibilita prever de forma mais concreta o ROI (Retorno sobre Investimento).

Outro benefício que o marketing de conteúdo traz é a redução de custos. Visto que sua estratégia será organizada quase que de forma automática, os clientes já estarão prontos para comprar, sendo assim será necessário um esforço menor da equipe de vendas, podendo até gerar uma diminuição dela.

7. Ser muito mais competitivo

O marketing digital é como as empresas estão trabalhando agora e continuarão a trabalhar no futuro. Se sua empresa ainda não está no jogo de marketing digital, então você está atrasado. Garanta que seu negócio seja realmente competitivo, empregando uma estratégia inteligente de marketing digital.

Se você gostou dos benefícios citados e quer saber mais sobre como utilizar a metodologia de inbound marketing para empresas agro, deixa eu te mostrar como pessoalmente eu posso te ajudar a alcançar mais resultados no seu processo de vendas online.

 

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