[Infográfico] Perfil e hábitos digitais do produtor rural brasileiro que você deve conhecer

Tempo de leitura: 6 minutos

Aos poucos, o agromarketing digital está se tornando uma realidade cada vez mais presente no mundo virtual, porém em meio a tanta informação, é normal ficar perdido a respeito de como e onde começar. Fizemos um infográfico simples e objetivo para te ajudar com o planejamento estratégico de agromarketing da sua empresa, voltado para as tendências do produtor rural.

Os dados deste infográfico foram retirados da 7ª Pesquisa de Hábitos do Produtor Rural, realizada pela ABMRA. Esses são alguns dos dados que a ABMRA tornou públicos para os não-cotistas da pesquisa. A pesquisa completa você pode ver aqui neste link.

Gostou do que vem por aí? Então já compartilhe nas suas redes sociais. Não demora nada e você ainda mostra para seus amigos que está antenado =)

Confira mais detalhes sobre o perfil e hábitos digitais do produtor rural no Brasil no infográfico logo abaixo. Se você quiser mais informações a respeito de como utilizar esses dados para o seu negócio, será um prazer disponibilizar o nosso tempo para te ajudar a alcançar o sucesso através do agromarketing digital.

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Pesquisa de Hábitos do Produtor Rural

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Se você quer ver a sua empresa crescendo, sabe que precisa atingir os seus clientes direto nas dores dele, e para isso é necessário saber quais são elas. A 7ª Pesquisa de Hábitos do Produtor Rural, foi realizada com mais de 2 mil agricultores. Essa pesquisa é muito importante para entender as tendências e evoluções desse mercado que está em constante crescimento no nosso país.

Quando falamos em aspectos demográficos, observamos que o público alvo desse setor ainda é predominantemente composto de homens. Esse dado sozinho não nos diz muita coisa, porém já é uma luz por onde se começar.

Ao analisar mais a fundo a pesquisa de hábitos do produtor rural, conseguimos notar que os hábitos digitais estão sofrendo uma grande mudança em uma velocidade bem alta. Um exemplo claro disso é o aumento em 48% do uso de smartphones por produtores rurais em um período de apenas 4 anos.

Se antes, apenas uma pequena parcela dos agricultores tinha um celular com acesso à internet, hoje mais da metade deles já tem na palma das mãos a possibilidade de estarem conectados ao mundo virtual.

Essa mudança de hábitos é extremamente importante para você, agro empreendedor, afinal, é importante estar onde seus clientes estão. Atualmente a internet é o 3º maior meio comunicativo procurado por eles, e está cada vez mais avançando, rumo a liderança.

No passado, você só conseguia contatá-los através de feiras, anúncios em revistas, jornais, rádio e televisão, porém hoje já é possível alcançá-lo no conforto do seu lar, e até mesmo durante o trabalho.

 

Como aproveitar as redes sociais para turbinar sua estratégia de agromarketing?

 

Ainda falando do uso de celulares com acesso à internet, a pesquisa aponta que os produtores rurais passam boa parte do tempo online em redes sociais como Whatsapp, Facebook e Youtube.

Neste artigo falamos como encontrar mais clientes no agronegócio usando a internet.

Essas mídias facilitam o compartilhamento de informações de forma rápida e eficiente, e é exatamente aí que você deve aproveitar essa oportunidade de contato para se fazer visto pelo seu cliente. Se você está pensando em como é possível fazer isso, vamos te dar uma luz na sua estratégia de agromarketing.

O primeiro passo é fazer uso de uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente, se você não sabe o que é marketing de conteúdo, veja nosso artigo que mostra o que é marketing de conteúdo e como sua empresa agro pode se beneficiar.

Não adianta simplesmente saber que seu cliente em potencial está à algumas páginas de distância de você e do seu negócio, é necessário saber como atingi-lo e fazer isso de forma competente.

Como já mencionado, os produtores rurais fazem uso constante de redes sociais, e o que mais alavanca esse uso é o compartilhamento de informações valiosas que podem ser adquiridas até mesmo em um momento de descontração do seu cliente alvo.

Dentre os diversos tipos de conteúdo que você pode criar para atrair esse consumidor, podemos citar um que está crescendo vertiginosamente: os vídeos.

Quem não gosta de ver vídeos interessantes e instrutivos, e depois compartilhar com amigos que também poderão fazer uso dessas informações? As pessoas no geral gostam, e os produtores rurais não são uma exceção, por isso é importante que você trabalhe em cima desse aspecto, inclusive fizemos um artigo dando 7 Motivos para sua empresa agro ter um canal no youtube.

Gostou do infográfico? Já esta usando alguma estratégia baseado nos comportamentos que listamos? Adoraria ver seu comentário sobre o que você está fazendo. Comente aqui em baixo!

Até a próxima.

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