Como encontrar mais clientes no mercado do agronegócio usando a internet

Tempo de leitura: 7 minutos

Como as empresas de agronegócio ganham dinheiro? Sim, é uma pergunta com uma resposta óbvia: vendendo produtos ou serviços para pessoas (clientes).

Porém, quando paramos para analisar, não é tão simples assim. Encontrar novos clientes dispostos a comprar o que vendemos é um desafio presente em todas as áreas, inclusive no agronegócio.

Seu negócio não dará nenhum lucro a menos que os clientes estiverem dispostos comprá-los. Logo, nenhum cliente é igual a nenhum negócio.

Mas com estratégias e metas bem definidas é possível alcançar esse objetivo tão importante. Uma das ferramentas que mais ajuda na aquisição de novos clientes no agronegócio é a internet.

Quer aprender algumas maneiras interessantes para atrair mais clientes para o seu negócio?

Se você ficou curioso para saber como é possível uma ferramenta tão moderna ser útil em uma área tão tradicional, prepare-se para ser surpreendido com a realidade do mercado. Você está prestes a descobrir algumas estratégias baratas e interessantes!

Você já tem um site?

Se você não tem um, é bom começar a repensar seus conceitos, por mais que você ache que não, empresas de agronegócio (inclusive as pequenas, não importa o tamanho) também precisam de sites, e o motivo é simples.

Nosso mundo está agora mais conectado do que nunca, a maioria das pessoas não conseguem tomar uma decisão sem consultar a internet. Estudos mostram que uma vez que um consumidor reconhece uma necessidade, ele começa a pesquisar, e 72% deles usam a internet para encontrar o que precisam. Isso acontece porque é mais fácil e mais eficaz pesquisar no Google do que perguntar para uma pessoa.

google-no-agronegócio

O mesmo estudo também revelou que 6 a cada 10 consumidores pesquisam na internet antes de comprar, logo, se você não estiver no mundo online, não tem como ser achado por esse cliente em potencial. Sendo assim, é uma possível venda que você acabou de perder.  

Quando cruzamos todos esses dados, e paramos para analisar, conseguimos ver o potencial da internet, afinal, cerca de 72 milhões de pessoas estão dispostas a comprar um produto ou serviço (isso diariamente).

Se você já tem um site, ou está planejando ter um, fico feliz por já ter dado o 1º passo, mas para ter resultados realmente relevantes é necessário fazer bem mais, e eu vou te falar como.

Ter um site é só o primeiro passo, você tem que ir além

Já ouviu falar de funil de vendas? Esse é um conceito muito utilizado para planejar e controlar as ações relacionadas a vendas, e pode ser executado em 5 passos simples. Vou citar por cima, quais são os passos, porém vamos focar no primeiro.

Funil de vendas para agronegócio

(Fonte: Resultados Digitais)

1º – Atrair

Esse é sem dúvida o passo principal, não apenas por se tratar do primeiro, afinal, sem atrair o cliente, os outros passos não existem. Sendo assim, falaremos mais como você pode atrair os clientes.

2º – Converter

Depois que você conseguiu a atenção do seu visitante, é necessário mais para conseguir mais informações sobre ele, e com isso transformá-lo em um comprador em potencial (ou lead).

3º – Analisar

Aqui é hora não só de analisar, mas de mudar também, se você perceber que algo está dando errado, e você não está conseguindo atrair ou converter, é necessário entender o que está acontecendo.

4º – Vender

Depois de criar um laço com seu comprador em potencial, esse é o momento de torná-lo cliente, o que será bem mais fácil se você tiver seguido os passos anteriores corretamente.

5º – Manter

Conseguir clientes já é uma tarefa difícil, mas mantê-los é mais difícil e tão necessário quanto. Uma grande ferramenta para auxiliar nesse desafio é o marketing de conteúdo.

A imagem abaixo ilustra o processo:

Atraia clientes para transformá-los em compradores em potencial

Depois de ter um site, é importante investir em conteúdo para ele, afinal nem todos os consumidores estão interessados em comprar, No livro A máquina Definitiva de Vendas, Chet Holmes, grande consultor em vendas, aponta que cerca de 3% do público-alvo está buscando uma solução a fim de comprá-la.

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(Fonte: Resultados Digitais)

Ainda outros 7% estão dispostos a ouvir o que a empresa tem a dizer e poderia comprar de acordo com o que é oferecido. Sendo assim, vimos que cerca de 90% das pessoas não estão interessadas, mas a situação pode mudar.

Sendo assim, seu site tem que ter conteúdos interessantes para o seu público alvo, e com o conteúdo oferecido você consegue:

  • Educar potenciais clientes sobre a sua solução;
  • Transformar sua empresa em referência no assunto;
  • Influenciar na decisão de compra do seu cliente;

Se o site da sua empresa só tiver informações sobre seu produto, você conseguirá atingir apenas de 3% do público alvo, porém, se fornecer informações relevantes para ele, conseguirá aumentar esse número para 10%.

Por isso, a fase de relacionamento é a mais importante. É aqui que você inicia a relação com seu futuro cliente, portando, conteúdo relevante é a engrenagem principal para o sucesso de do seu funil de vendas.

Como criar conteúdo interessante para o agronegócio

Para criar conteúdo que atraia seu cliente, é necessário conhecê-lo e saber qual é a sua persona (cliente ideal). A definição de personas é uma ferramenta muito útil para saber qual o comportamento daquela pessoa.

A definição de uma persona tem que ser baseada em dados reais sobre comportamento e características dos seus clientes já existente, assim será possível criar conteúdo que leve em conta as motivações, objetivos, desafios e preocupações do seu consumidor.

Para você ver como faz toda a diferenças, vamos aplicar esse conceito na prática, imagine que seu público alvo tenha como foco produtores rurais no Brasil. Eles são compostos de homens e mulheres, com uma faixa etária entre 30 e 50 anos. O foco deles é Agricultura. O objetivo, é automatizar as operações e aumentar os lucros.

Baseado nesses dados, podemos descrever nossa persona, ele é um gestor geral de uma vinícola, e tem 40 anos, quando se trata do seu trabalho, ele é comprometido, esforçado e está sempre em busca de novidades. Como gerente, ele estuda a pesquisa equipamentos que facilitam e automatizam o processo de colheita, extração e produção de vinhos.

Veja um exemplo de persona na prática.

Persona-agromarketing-no-agronegócio

Depois de analisar todos esses dados sobre sua persona, você pode fazer uma lista de conteúdos que o interessaram, por exemplo:

“x Formas que aumentar seu rendimento no trabalho;”

“A importância do trabalho em equipe para ter sucesso;”

“Conheças as novidades para produção de uva;”

Esses temas, não vão falar exatamente sobre as máquinas que sua empresa vende, porém, irão chamar a atenção da sua persona, o que fará ele consumir o que você produz, e ver sua empresa como autoridade no assunto.

Criar uma estratégia eficaz que atraia clientes não é muito fácil, afinal é necessário experiência, conhecer bem sua persona, fazer um funil de vendas eficiente e um planejamento detalhado, mas não se preocupe, você pode ter ajuda com tudo isso através de uma consultoria grátis com profissionais especializados em marketing para agronegócio.

A tecnologia veio exatamente para mudar essa visão de desigualdade entre o pequeno e o grande empreendedor. A menos que você seja um pequeno empresário que não está interessado em crescer, você precisa investir em marketing digital para seu negócio agro.

Falamos apenas sobre 1 dos 5 passos principais de um funil de vendas eficaz, ainda tem dúvidas de como montar o seu? Peça uma consultoria grátis, será um prazer ajudar no planejamento de vendas para seu agronegócio.

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