O que é marketing de conteúdo e como sua empresa agro pode se beneficiar

Tempo de leitura: 8 minutos

O marketing como conhecemos tradicionalmente está morrendo, e em seu lugar está nascendo um outro tipo de marketing, o digital, que é dominado pela internet. Essa já não é mais uma tendência, é uma realidade.

Segundo a ABMRA, 77% dos produtores rurais que usam internet utilizam redes sociais como forma de consumir conteúdo.

Veja também: 7 benefícios do marketing digital para empresas do agronegócio.

Você, empresário ou produtor do agronegócio, deve estar pensando: “não tenho certeza se essa realidade também serve para a minha área”. Hoje você vai ter certeza que a resposta é sim!

Um das estratégias do marketing digital para gerar negócios é o marketing de conteúdo, aliás essa é uma palavra cada vez mais em alta no mercado, por isso vou explicar melhor o que é e como usar essa estratégia voltada para o agronegócio.

O que é marketing de conteúdo

Vou ser direto ao ponto, marketing de conteúdo é uma estratégia focada na criação e distribuição de conteúdo específico, relevante e consistente para atrair e manter o seu cliente.

A abordagem do marketing de conteúdo visa conquistar o seu cliente, antes de vender algo para ele. Você fornecerá informações de qualidade antes de pedir que as pessoas comprem.

Isso não impede que você crie um texto de conteúdo voltado para vender um produto, porém ao invés de falar das características do produto, você irá falar sobre o problema que o seu produto resolve. Ao fazer isso seus clientes potenciais ficam felizes pelo que você fez, porque eles vão se sentir mais valorizados e compreendidos.

Por que o marketing de conteúdo é bom para o agronegócio

O marketing de conteúdo tem como objetivo encontrar as pessoas onde elas estão, e ir até elas. Através dessa ferramenta sua empresa pode conquistar clientes que antes nunca tinham ouvido falar sobre seu produto.

A agroindústria é gigante, e a maioria das pessoas não sabe 1% sobre os processos envolvidos e sobre informações relacionadas ao agronegócio. Com o marketing de conteúdo você consegue atingir todas as pessoas que tem interesse em conhecer mais.

Com o tipo de conteúdo certo, é possível alcançar vários objetivos como:

  • Fazer a empresa ser vista como referência/líder no mercado;
  • Criar um relacionamento forte com seu cliente;
  • Atingir um número maior de pessoas com menos custos;
  • Aumentar as vendas;
  • Fidelizar clientes;

Para atingir esses objetivos, é necessário fazer um planejamento sólido em conjunto com um funil de vendas eficiente. Para te ajudar com um primeiro passo, vou falar um pouco mais sobre o que você pode escrever.

A importância de ter um conteúdo interessante

É importante dizer, que o conteúdo que você irá criar, nem sempre vai se relacionar diretamente com o seu produto ou serviço, mas pode ser visto como conteúdo paralelo, ou seja, o conteúdo que também seria de interesse para o seu público.

Para facilitar, imagine que você tenha uma empresa que venda equipamentos para irrigação para pequenas plantações, ao invés de falar que os seus produtos são eficazes, é muito mais interessante explicar como ser econômico na irrigação, qual o procedimento correto a ser adotado em cada tipo de plantio, para que serve cada tipo de irrigação, etc.

Um exemplo de artigos que você pode fazer é:

“x fatores que interferem na produção rural”.

Esse é apenas um exemplo, para você ver a importância de pensar além.

Existem muitos tipos de conteúdo que seriam relevantes para seus clientes de agronegócio. Por exemplo, você pode fazer guias técnicos, análises de produtos, perguntas frequentes, conselhos, artigos técnicos, notícias relacionadas ao seu setor, vídeos, infográficos e muito mais.

Quando for criar um planejamento de conteúdo, você tem que ter em mente que tudo que for escrito precisa ser relevante e valioso para seu público.

A pessoas são curiosas, então use isso a seu favor. Essa estratégia vai facilitar para que o conteúdo seja rapidamente difundido.

Seja visto para ser lembrado

Depois de fazer uma pesquisa sobre os assuntos que são mais relevantes para seus clientes, e planejar sobre o que você tem que escrever, pode ser que surja uma dúvida na sua cabeça: qual é o melhor lugar para publicar?

A dica chave para que o marketing de conteúdo seja eficaz, é: o que for escrito tem que ser facilmente encontrado pelos seu público, então esteja onde ele está.

Onde exatamente seu público está? Quando você tem dúvidas onde é que procura as respostas? Você, eu não sei, mas eu costumo recorrer ao Google, e seus clientes também!

As pessoas estão cada vez mais conectadas e curiosas, por isso elas não pensam 2 vezes quando tem dúvidas, e vão direto ao Google para achar respostas. Você tem que ser o responsável por responder as dúvidas desse cliente em potencial, ele tem que achar o seu blog como resposta.

Afinal, quanto mais pessoas acharem seu site e lerem o que você produz, terá mais chances de que esses usuários se tornem seus clientes e te indiquem para outros.

Use as redes sociais para se conectar com seus clientes

Outra forma de entrar em contato direto com os consumidores é através de redes sociais. Segundo a 7ª edição da Pesquisa Hábitos do Produtor Rural realizada pela ABMRA, 96% utilizam whatsapp, 67% dos produtores rurais usam facebook e 24% procuram vídeos no YouTube.

Se você ainda não produz vídeos sobre seus produtos, depois de ler este artigo acho que você irá mudar de ideia.

Como aumentar suas vendas no agronegócio fazendo vídeos no YouTube

Já foi o tempo em que esses sites eram um meio apenas de diversão e matar o tempo. Por trás do seu consumidor existe um ser humano sensível às mudanças do mundo, e você tem que se aproveitar disso.

 

As pessoas gostam de compartilhar seu gosto pessoal com todos, elas curtem e compartilham de graça conteúdos interessantes que são relevantes para a vida delas.

Observe os dados da imagem abaixo, referente uma publicação que fiz na página que administro – a AP Brasil. Eu não paguei 1 centavo para ter esses resultados, as pessoas gostaram do conteúdo, e por isso compartilharam.

facebook-para-agronegócio

Esses dados comprovam que estar presente nas redes sociais vale muito a pena, e não implica em custos direto. Se você ainda não sabe por onde começar, comece pelas principais:  Facebook, Instagram, LinkedIn,Twitter e Youtube.

A melhor parte sobre o marketing de conteúdo voltados para as redes sociais, é que você pode medir o que as pessoas gostam e não gostam, simplesmente pela taxa de engajamento (curtidas e compartilhamentos).

Como começar a usar marketing de conteúdo na sua empresa de agronegócio

Depois de ver os benefícios de usar o marketing de conteúdo, você já deve estar bem animado, e querendo começar agora mesmo, mas vá com calma. Como eu citei, é necessário fazer um planejamento, afinal sair escrevendo descontroladamente não é uma estratégia eficaz.

Seja realista em quantas vezes por semana você pode criar conteúdo de qualidade. Parece fácil escrever um texto com cerca de 400 palavras duas vezes por semana, mas, por experiência própria posso te dizer que não é bem assim, a menos que essa seja a sua única tarefa, isso não vai acontecer.

Então, você pode começar escrevendo 2 artigos por mês, depois que você conseguir manter uma rotina, aumentar para um por semana. O único detalhe aqui é prestar bastante atenção na frequência das postagens, porque depois que você tiver um público fiel, não poderá abandoná-los, postando vários textos em 1 semana, e depois não postar nada por por mais 6 meses.

Se você ficar inspirado quando for criar conteúdo, não deixe de escrever, armazene seus rascunhos e programe para outra semana. O marketing de conteúdo pode mudar totalmente a participação que sua empresa terá na evolução do agronegócio no Brasil, por isso não fique para trás.

Invista no futuro que tem se tornado cada vez uma realidade mais próxima! Se você ficou curioso para saber como criar um planejamento de marketing de conteúdo aliado à um funil de vendas eficiente, fale com um consultor agora mesmo, será um prazer ajudar a sua empresa a ser uma líder do agronegócio.

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