Como aumentar suas vendas no agronegócio fazendo vídeos no YouTube

Tempo de leitura: 8 minutos

Você já imaginou fazer uma palestra de demonstração do seu produto num auditório para 273.354  pessoas?

Parece loucura, né! Acho que nem no maracanã caberia esse tanto de pessoas.

Mas felizmente existe um “auditório” disponível ai para você na sua casa, com milhões de pessoas querendo te ouvir. O Youtube

Neste artigo eu conto como a Knapik conseguiu ter mais de 270 mil visualizações em apenas um vídeo.

youtube-para-agronegócio

Se você está lendo esse artigo, com toda certeza a ideia de ter um canal no youtube já passou pela sua cabeça, mas a dúvida sobre até que ponto é ou não é um bom negócio tomou conta de você. Calma, isso é normal.

Vivemos numa era de inovação e tecnologia. Os modelos de negócios estão mudando diariamente, se antes o vendedor tinha uma influência direta na decisão de compra, hoje, 57% do processo de compra acontece antes do contato direto entre o comprador e o vendedor da empresa, Dados da CEB Marketing Leadership Council

Antes de comprar qualquer coisa, os consumidores fazem diversas pesquisas sobre como funciona o produto, para que serve, qual é o melhor produto para seu problema e por aí vai.

Antes de comprar qualquer produto o consumidor automaticamente faz uma visita ao google e, como resultado, ele tem a opção de ler sobre sua necessidade e de ver vídeos que expliquem a como usar o produto no qual ele está interessado. E é aí que você entra! Você precisa ser achado por esse cliente.

Dentre as diversas ferramentas inovadoras que você pode usar para ser encontrado, está o Youtube. Atualmente mais de 1 bilhão de usuários acessa o site mensalmente, quase um terço dos usuários da Internet.

Se o Youtube fosse um país, ele seria simplesmente o 3º maior do mundo!

youtube para agronegócio
(Fonte: Youtube)

Se você tem uma empresa de agronegócio que vende produtos, vou te dar 7 motivos para você criar um um canal no youtube ainda hoje!

#1 – O youtube é a rede social que mais cresce no mundo

De acordo com os dados do Youtube, a cada 2 pessoas que acessam a internet, uma visitará o site. A plataforma atinge principalmente adultos de 18 a 49 anos, e esse dado é muito importante para nós.

Além de alcançar um público muito grande, o Youtube alcança diversos tipos de pessoas, com uma variação de perfil ampla.

Fazendo uma pesquisa rápida é possível ver que vídeos com “tutoriais” do tipo: como fazer, como usar, para que serve, especificações do produto x, etc,  tem um número enorme de buscas, e é feito por pessoas realmente interessadas.

#2 – Um vídeo diz muito mais do que muitos textos

Um ditado muito famoso diz que: “uma imagem fala muito mais do que palavras”. Porém vamos ir além, alterando esse ditado para “um víde fala muito mais que imagens”.

Quando se trata do agronegócio, as pessoas não querem perder tempo lendo textos técnicos sobre o funcionamento do seu produto. Elas estão mais interessadas em assistir um vídeo prático que demonstra como o produto funciona.

Um vídeo sobre como aplicar adubo orgânico pode ser muito mais prático e dar muito mais resultados, do que fazem um texto explicativo sobre esse mesmo assunto.

#3 – Com um canal no youtube você construirá uma ponte com seus clientes

A redes sociais tem uma arma que os meios de comunicação tradicionais como televisão, radio e revista não possuem. Essa arma é o “feedback” instantâneo.

Quando você posta um vídeo em alguma rede social, terá uma resposta imediata dos usuários. Esse feedback ocorre de forma natural, e é muito útil para criar uma relação entre sua empresa e seu consumidor.

Ao postar um vídeo, o consumidor pode ser sensibilizado pelo conteúdo. Se for algo que o ajude de alguma forma, seja com uma informação, ensinamento ou dica, ele irá responder por meio de comentários, e é aí que você irá criar uma ponte para entender e atender esse cliente em potencial.

#4 – Você se torna uma autoridade

Ter um canal no Youtube é uma chance imperdível para você fortalecer a identidade da sua empresa e torná-la referência no produto vende.

Isso acontece porque com os vídeos, você irá educar indiretamente seus consumidores, e mostrará na prática como o seu produto supre uma necessidade do consumidor.

Assim você demonstrará que é especialista no assunto, e não apenas um fabricante interessado em vender o seu produto.

Esse tipo de relação cria uma ligação inconsciente na vida do seu cliente em potencial, e mesmo que ele não precise dos seus produtos na hora, ele irá se lembrar de você quando precisar no futuro, e até te indicará para amigos e conhecidos.

#5 – Você não precisa de muito investimento financeiro

Se o fator experiência e dinheiro ainda estão te impedindo de criar um canal no Youtube para sua empresa tenho mais uma boa notícia para você!

Talvez você ache que para ter vídeos com muitos acessos é necessário fazer produções a nível de comerciais de televisão, com equipes especializadas e cobram caro. Respire e relaxe, porque não é bem assim.

Para você ver como é possível fazer vídeos simples, com poucos recurso e mesmo assim conseguir muitos acessos, vou dar o exemplo de uma empresa que fez isso e deu muito certo, a Knapik.

A Knapik é uma empresa que fabrica equipamentos para serem utilizados nas pequenas propriedades rurais. Para promover seus equipamentos, começou a produzir vídeos simples usando apenas um celular!!! Inclusive você pode ver um dos vídeos criados por eles logo abaixo:

O vídeo é bem objetivo e explica como usar um dos produtos que é vendido pela empresa. Até o momento esse vídeo já foi visualizado mais de 273.354 vezes.

Observe também os comentários para confirmar que deu muito certo, pois tem diversas pessoas interessadas em comprar o produto.

#6 – Você pode e deve integrar seu canal do YouTube com as outras mídias

Ao criar um canal no Youtube você pode conectá-lo com as redes sociais da sua empresa, como o facebook, instagram entres outros, assim todo vídeo novo que você postar será automaticamente compartilhado.

Essa é uma estratégia interessante para que você não perca tempo criando conteúdo específico para suas redes sociais. Deixe que o seu canal no Youtube faça tudo sozinho!

Sabe o vídeo sobre o pulverizador da Knapik? Eu publiquei esse mesmo vídeo na fanpage de Agricultura de precisão Brasil que eu gerencio para ver a aceitação do público, e veja só o que aconteceu:

Sucesso com o Facebook agronegócio

O resultado é quase inacreditável, são mais de meio milhão de visualizações, 24 mil curtidas e 14 mil compartilhamentos, e eu não paguei nenhum centavo para impulsionar essa publicação!

As redes sociais como facebook e instagram tem muito poder. As pessoas compartilham coisas que elas gostam sem pensar. E isso é visto por várias pessoas, principalmente usuários com os mesmos interesses.

Sabe por que esse vídeo deu tão certo?

Espontaneidade, simplicidade e o produto é realmente muito bom! Ele cumpre com a sua proposta, que é resolver um problema comum de pequenos agricultores.

#7 – Você pode aumentar suas vendas através de um canal no Youtube

No vídeo da Knapik muitas pessoas estavam muito interessadas em comprar o produto, e isso realmente vai acontecer com você!

Quando você demonstra a praticidade e a forma como seu produto pode realmente ajudar o consumidor, ele não exitará em comprar e até mesmo em indiciar o que você está vendendo para outros.

Aumentar as vendas de produtos relacionados ao agronegócio por meio de vídeos, não só é possível, como já é uma realidade para muitas empresas, tantos pequenas, como grandes.

Depois de ler esse 7 motivos para sua empresa de agronegócios ter um canal no Youtube, tenho certeza que você já até pensou no nome para seu canal!

Maaaaaas calma aí…não se desespere e saia correndo para fazer um monte de vídeos para colocar no Youtube.

O Youtube é um excelente canal para atrair visitantes para sua página e gerar tráfego, mas para alcançar resultados relevantes é importante você ter uma estratégia adequada de funil de vendas.

Quer você seja um comerciante ou um empresário, já deve ter ouvido falar sobre “funis de conversão” ou “funis de vendas”.

Funil de vendas para agronegócio

(Fonte: Resultados Digitais)

Acima, um exemplo de um funil de vendas com todas as 4 etapas.

Já sabe o que é um funil de vendas, mas ainda tem dúvidas na hora de desenhar seu funil de vendas? Estou a disposição para lhe ajudar, marque agora mesmo um horário comigo!

 

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